19 de maio de 2018

DEPRESSÃO NÃO É FRAQUEZA, É LUTA CONSTANTE.


   Por que as pessoas ainda acham que podemos controlar tudo o que pode nos acontecer? Na minha opinião, eu sei que é difícil quando estamos caídos e precisando de uma mão para nos levantar. Mas o que talvez alguém ainda não saiba é que essas mãos se cansam, as pessoas fogem, elas nos acusam de não estar tentando...
   Aí me vem à pergunta, quem está sendo injusto? Acredito que ninguém.
   As pessoas têm seus próprios dilemas e como elas conseguem resolver sozinhas a maioria deles, acabam por acreditar que nós podemos fazer o mesmo e que para isso precisamos ser pressionados.       Pois aqui vos digo que a pressão é inimiga de todo coração que sofre, que arde de dor, de toda a cabeça que não consegue pensar e funcionar de forma pronta a todos os dias estar preparado ao que se tem a fazer.
   É tanta luta, tanta angústia e principalmente por precisar de alguém, e dói tanto não saber como estaremos daqui a uns anos com esses terríveis males que traz o transtorno psicológico.
   Então para quem ainda não entende o que nos acontece, os convido a ler até o fim artigo do que acontece a quem está próximo a você e que com esse entendimento mesmo que básico e compaixão poderá ajudar quem está do seu lado precisando tanto da sua mão.
   A cada artigo, falarei sobre um dos transtornos e o deste será sobre a DEPRESSÃO. Neste e em alguns casos falarei de forma mais pessoal por conhecer bem o que é isso e saber como é passar e sentir.
       1-  O que é a DEPRESSÃO? 
   Tudo se inicia com uma tristeza profunda, a ponto de te deixar acamado, chorando e sofrendo muito, por muitas vezes não cuida da própria higiene pessoal até mesmo os mais vaidosos. O sentido da vida para essas pessoas acaba, a dor é tão profunda que nem mesmo o melhor presente do mundo ou dinheiro irá mudar a fisionomia e nem o que aquela pessoa está sentindo. Sempre acha que vai ser um peso na vida de quem se propõe a ajudar e muitas vezes não é sem motivo, pois as pessoas começam a ajudar e logo após se cansam e não é o que vai ajudar de verdade, então prefere-se poupar-se e poupar o outro.
   A depressão chega sem pedir licença, sem avisar, sem que você perceba que está caindo num abismo. Ela vem de uma combinação de fatores, biológicos, psicológicos, genéticos, hormonais, sociais e a carga de uma vida inteira e de pessoas que agregaram para chegar a tal ponto. A depressão pode vir de um, de alguns ou de todos esses fatores.

      2-    O que pode ser a causa? 
Muitas coisas. No meu caso em específico, foram traumas de uma vida inteira especificamente na infância e adolescência, de como meus pais me trataram e me desmoralizavam e me privavam das coisas diante de pessoas e circunstâncias importantes para mim. É claro que tem muito mais, mas quero falar de forma geral para que todos entendam o motivo de outras pessoas também.
Aqui vai a lista:
- Desequilíbrio cerebral: Perder a serotonina, que é uma substância que é responsável pela sensação de alegria.
- Hormonal: Alguns medicamentos podem causar alterações de humor;
- Dor e perda;
- Traumas do passado;
- Estresse profundo ou uma junção de pequenos estresses;
- Personalidade: Baixa autoestima, querer sempre agradar alguém ou sempre sentir-se abaixo dos outros.
   Com todos esses fatos, a pessoa começa a não sair mais de casa, se afasta das pessoas (família e amigos), dificuldade na concentração, grande dificuldade para fazer as coisas ou simplesmente não consegue fazer nada. E pode ocorrer abuso de álcool e/ou drogas, como um modo de escapar e se sentir bem, mesmo que aquilo só esteja piorando a situação, mas muitas vezes é visto como único jeito.
           3- A CURA da depressão:
   Não há cura aparente, só há muito apoio de pessoas que se esforçam para ajudar, medicamentos, terapias semanais, incentivo, exercícios físicos, leitura, chás, acreditar que tem alguém acima de nós nos guiado e cuidando seja qual for a sua religião... Claro que a ciência só cresce, mas no momento o que temos são os tratamentos e momentos bons e ruins.
   Não jogue a pessoa aos lobos achando que seu extinto de sobrevivência vai vencer, as vezes até vence mas pode causar um trauma a mais e outras vezes acaba de vez com a vida e esperança daquela pessoa.
   Tenha cuidado com o que diz ou faz, neste momento elas costumam ser bem sensíveis mesmo querendo ser fortes e uma palavra pode por toda a recuperação de quem tem lutado tanto a perder.
DEPRESSÃO não é e jamais será FRESCURA. Não tente comparar sua vida saudável com a de alguém com este mal. Tenha consciência do que está vendo e trate da melhor forma possível e se tiver acesso a internet há vários artigos como esse e até melhor, então não pode dizer que está desinformado e não sabe como isso funciona.


Andrêssa Agnel.

Nenhum comentário: